Thursday, December 28, 2006

Clubes do Futebol Português- Boavista



Boavista Futebol Clube

Outros nomes: Boavista, Panteras, Axadrezados

Sendo o segundo clube da segunda maior cidade portuguesa( Senão contarmos Paris ), o Boavista não deixa de ser um histórico do futebol português tendo, a par com o Belenenses, rompido com a hegemonia dos três grandes na conquista do campeonato nacional.

Este clube foi-se afirmando a partir dos anos oitenta como o quarto grande nacional. Primeiro sob a batuta de Manuel José, o Mourinho africano, e depois orientado por Jaime Pacheco. Foi com este ultimo que o clube viveu as suas épocas mais gloriosas. Com um estilo de futebol que por vezes mais se assemelhava ao Rugby e com a filosofia do passa a bola mas não passa o jogador, o Boavista alcançou o seu unico titulo nacional, uma presença meritória na Liga dos Campeões, onde passou á Segunda Fase de Grupos e esteve a dez minutos de chegar á Final da Taça Uefa, não fora o excomungado do Henrik Larsson se enganar e meter um golo na baliza de Ricardo. Todas estes feitos, muito significativos para um clube da dimensão do Boavista, foram conseguidos durante a presidência do Loureiro filho, já que o pai estava demasiado ocupado a controlar os árbitros para o Boavista ganhar internamente.

Vêm-me á memória grandes nomes. Destaco desde logo, Mamadou Bóbó, centrocampista laborioso durante a época Manuel José. Não nos podemos esquecer também do pontapé canhão de Erwin Sanchez e da classe de Ion Timofte. Foi neste clube que despontou a "Menina" Nuno Gomes, para não falar do Labreca Ricardo. Durante o reinado de Jaime Pacheco outros houve que interpretavam á risca a filosofia guerreira da equipa. Sem esforçar muito a cabeça dois nomes saltam logo. Paulo Turra, principal responsável por Mantorras não ter joelho e Àvalos. Não podemos esquecer os históricos como Martelinho que só pelo nome já merecia ser referido.

Ultimamente o clube parece arredado das glórias conquistadas. Pode ser que o regresso de Jaime Pacheco faça regressar a matriz selvagem e agressiva ao seu futebol. Não é todos os dias que um Àvalos seca um Ronaldinho...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home