Saturday, July 04, 2020

Devs ser espetacular

 Há realizadores que devido ao seu passado despertam sempre curiosidade quando lançam alguma coisa nova. È o caso de Alex Garland, que surgiu no panorama audiovisual norte-americano, ecomo uma lufada de ar fresco, com as suas obras viradas para o futuro e com o cuidado estético fora do normal.
 Devs é um formato mais longo do que Garland está normalmente habituado. Fazer uma série de oito episódios é bem diferente de fazer um filme, mas o realizador esteve á altura do desafio.

 Mais uma vez, a tecnologia e o futuro são o tema central desta série. Uma empresa tecnológica desenvolve, um super computador quântico capaz de ver tudo. Isto entrelaça-se com a vida de várias personagens, todas elas bem trabalhadas e bem interpretadas pelos respetivos atores. Destaco aqui, Nick Offerman, um ator marcado pela comédia em Parks e Recreation, aqui num registo completamente diferente da sua zona de conforto. Apesar de tudo isto, e que já é muito, a série faz-nos refletir seriamente sobre uma questão essencial na existência humana. Determinismo ou o livre arbítrio? Esta questão está espalhada pelos oito episódios da série e é tão, ou mais relevante, que a trama propriamente dita. Enquandra-a não numa questão filosófica, discutível por académicos ou religiosos, mas sim com uma abordagem cientifica e mais importante de tudo, decorrente da introdução de uma nova tecnologia que terá a capacidade de mudar o mundo em que vivemos. Também aí Garland, parece estar á frente do seu tempo, ao antecipar questões que o desenvolvimento dos computadores quânticos, poderão acarretar nas nossas vidas.

https://www.youtube.com/watch?v=Fp9LMsI6uJ8

0 Comments:

Post a Comment

<< Home