Friday, October 16, 2015

A sombra

 Todos temos uma sombra. Se calhar, a maioria de nós não se apercebe da mesma, mas eu sinto-a bem presente dentro de mim. Esta sombra é como um véu que cobre a luz, a alegria, a liberdade e o amor que há dentro de mim. Mas já não a tapa. Agora, pelo menos sei que ela está lá, enfraquecida pela sombra, mas está lá. 
 Essa sombra é como uma força que nos divide o ser. Não creio que seja natural, mas fabricada no dealbar desta humanidade para cumprir um propósito. Estando divididos dentro de nós, também o estaremos fora. Basicamente, é por isto que passa a estratégia dividir para reinar, e quem reina conhece-a muito bem, pois já a pratica há milénios. È como se fosse um programa que nos limita a vida e nos torna autómatos de quem manda. Nesta sombra cabe quase tudo o que há de negativo. Medos de toda a espécie. Medo da morte, o maior deles todos, medo da rejeição e tantos outros manipulam a nossa percepção da realidade. Assim, vivemos contra os outros, nunca com os outros. A Divisão é alimentada por mil e uma merdas que julgamos, definem a nossa identidade, mas que em vez disso só nos aprisionam na sombra. Religião, nação, família, raça, tribo, facção, seita, a história humana é um eterno conto de horrores alimentado pela ilusão da divisão. O outro é o inimigo, mas o verdadeiro inimigo está dentro de mim. Subtil, sorrateiro, disfarça-se e faz-se passar por mim. Assim, vivo sempre em tensão, em conflito, porque estou dividido. È impossível ter paz, quando procuramos fora, o inimigo que temos dentro.
 Como superar isto? Não sei. Ainda estou na fase de o reconhecer. Uma coisa eu sei. Enquanto, nós pessoas, não o reconhecermos e não o superarmos, nunca haverá paz interior. Só depois desta ser conquistada por todos, a mesma de manifestará no exterior das nossas vidas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home