Tuesday, March 03, 2009

Tanta...lembrança

Como em qualquer tasca que se preze, em que se faz de conta que o vinho é o melhor auxiliar de memória que pode existir, é urgente recordar um dos defesas centrais mais carismáticos que alguma vez cruzaram, num estilo desengonçado, é certo os relvados portugueses. Estávamos no dealbar dos anos noventa. Ao mesmo tempo que a União Soviética chegava, inexoravelmente ao fim, um jogador brasileiro aterrava no aeroporto Sá Carneiro embuído do sonho de muitos dos seus conterrâneos. Jogar em Portugal, podia ser o bilhete dourado para os grandes palcos europeus. È certo, que este jogador, não atingiu o estrelato. È certo que quando disser o seu nome, muito poucos o vão reconhecer. Mas quem acompanha a Liga Portuguesa com fervor, como eu, ao longo dos anos, quem acerta á primeira no passatempo de casa do Domingo Desportivo vai de certo recordar os momentos que este atleta nos deixou.
Sem mais delongas, falo é claro de Tanta. È isso mesmo Tanta. Ao mesmo tempo que Vinha espalhava o pânico nas defesas contrárias, havia um homem que fazia como sua a máxima, passa a bola, não passa o jogador. Recordo-me perfeitamente da cara de trolha bem vestido, com cabelo comprido aos caracóis, que formou com outro grande esteio vindo de terras de Vera Cruz, chamado Ben-hur, uma das duplas mais sarrafeiras do futebol lusitano. Famalicão, era o palco, onde estes dois guerreiros, cortavam bolas, quando lhes acertavam claro, para onde estavam virados. Tal era a fama granjeada por Tanta, que as águias tremiam sempre que se deslocavam ao Estádio Municipal de Famalicão.
O seu estilo pujante, inconfundivel, com o seus ombros larguissimos e a suplesse própria de um homem das cavernas, levaram-no a mais uma etapa. A viagem não foi muito longa. Tanta pegou de estaca no centro da defesa Vimanarense, tendo sido seguido depois por grandes monstros como Alexandre ou Arley Alvarez. O seu espirito combativo levava-o amiude a exceder-se, quer dentro e fora de campo. Só assim se explica, na exuberância do festejo do golo do empate marcado por si, contra o Benfica, se têr lesionado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home