Wednesday, May 30, 2007

Uma greve naquela

Penso que seria descabido da minha parte falar sobre outro assunto que não a Greve Geral. E isto, porquê? O Benfica contratou algum jogador novo? A Madeleine apareceu? No Iraque não morreu ninguem á custa de um atentado? Como a resposta a estas perguntas é não, o tema do dia é sem dúvida a Greve Geral, que ao fim e ao cabo não foi tão geral quanto isso. Foi até uma greve muito fraquinha, porque convenhamos, uma greve para surtir algum efeito tem que provocar o caos e a anarquia e a verdade é tirando um gajo demorar mais tempo a chegar ao trabalho, pouco ou nada de relevante aconteceu.
O facot de esta greve ter tido tão pouca adesão prende-se com alguns factores. O primeiro tem a vêr com os tempos dificeis porque passamos. Em tempos assim, vale mais ir trabalhar para pagar as infindaveis contas que nos chegam ao fim do mês do que ficar em casa a vegetar e a ganhar zero. Outro factor é o medo que muitas pessoas no sector publico têm de ir parar a quadro dos supranumerários. Fazer greve não ajuda nada a que se mantenham. Outra é os motivos da greve. Porque é que foi convocada? Quais são os motivos de tal greve? Penso que nem o senhor Carvalho da Silva sabe a resposta para esta.
Tenho pena que os motivos para estas paralisações não estejam ligados a razões mais altruistas, como a subida do salário minimo para uma quantia aceitável ou a pressão ao governo para acabar com o desemprego, e estejam mais relacionados com a perda de privilégios que já não se justificavam.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home